terça-feira, 17 de junho de 2014

Brasil - quem você pensa que é?

A vida sempre será o que dela fizermos. Para quem se vê como aprendiz ela será repleta de lições a cada instante. Cada minuto, cada acontecimento, cada inspirar e espirar será lição. E o aprendiz sempre terá em seu um sentimento que é enobrecedor e mantenedor da vida. Chama-se GRATIDÃO. Quando nos reconhecemos como aprendiz nos deparamos com nossa inferioridade, nossas limitações, principalmente limitações morais que acabam por minimizar nossos horizontes. No reconhecimento de que somos pequenos demais e sabemos muito pouco, principalmente acerca de nosso eu, compreendemos que somos necessitados de auxílio, de aprender muita coisa e aí, dar-se por iniciado um processo crucial em nosso íntimo. O processo de reconhecimento de que existe uma força que supre nossas carências de uma maneira tão cuidadosa, minuciosa, detalhista, mas nenhum pouco minimalista e aleatória. Essa força que nasce dentro do reconhecimento de nossa inferioridade aliada a uma vontade incessante de crescimento interior vai abrindo espaço em nosso para que uma Força Superior tome conta do nosso íntimo a cada dia, de maneira gradativamente proporcional a vontade de ser melhor, de ser mais, muito mais. E descobrimos assim, que temos apenas motivos para sermos gratos! GRATIDÃO por mesmo sendo seres limitados, nos é concedida a oportunidade de sairmos desse estágio e progredirmos. E quanto mais somos gratos não enxergamos motivos para pedir ou reclamar. Não há mais espaço para esses comportamentos. Porque o que ainda não conseguimos fazer, conseguiremos mais adiante. Basta ter vontade firme, e essa Força Superior, que cada um a denomine do que quiser, estará nos concedendo a oportunidade de crescimento sempre. Não tem como não ser GRATO. É inevitável. E quando se é grato à vida é INEVITÁVEL SER FELIZ. E SER FELIZ É PRA QUEM TEM CORAGEM. CORAGEM DE ENCARAR SUA INFERIORIDADE E INSUFICIÊNCIA MORAL E DEIXAR QUE A FORÇA DA VONTADE DE SER MELHOR E SER MAIS TOME CONTA DE SEU SER. CORAGEM É PRA QUEM PODE. VOCÊ PODE? OU VOCÊ SE VÊ COMO UMA VÍTIMA DOS ACONTECIMENTOS, DA POLÍTICA, DA SOCIEDADE. DO "SISTEMA"? SINTO TE INFORMAR, MAS VOCÊ É AUTOR DE TUDO ISSO QUE SE DIZ SER VÍTIMA. SINTO MAIS AINDA EM TE DIZER QUE VOCÊ É CONSEQUENTEMENTE VÍTIMA DE SI MESMO. QUEM VOCÊ PENSA QUE É? COMO VOCÊ SE VÊ? VÍTIMA? OU APRENDIZ?
Sendo você, vítima de si mesmo, quem poderá te defender?
VOCÊ. Sim. Você e só você poderá se defender de você mesmo. Um grande sábio da antiguidade nos fornece um mecanismo de defesa. QUE TAL COMEÇARMOS PELO "CONHECE-TE A TI MESMO"?
sinto que ao pensar em nosso país e tentar entender os problemas que enfrentamos atualmente com o sentimento sincero de amor e vontade de mudança nunca estou só. Me vem as ideias e vou colocando. Sinto que no momento, nossa sociedade vive um misto de fomentação de 2 sentimentos perigosos: Vitimismo e Vilanismo. São perigosos porque as consequências são desastrosas. O vitimismo paralisa nosso povo. O vilanismo causa a injustiça e o não reconhecimento do que já foi conseguido. Temos que analisar as coisas de maneira menos infantil, superficial e passional. Mas eu ainda assim, ♫acredito é na rapaziada que segue em frente e segura o rojão♫

Pois é...



Lembro que minha irmã certa vez me disse que os espanhóis questionavam como nós brasileiros éramos tão alegres e sorríamos tanto sendo o Brasil um país de terceiro mundo, onde muitos não tinham sequer o básico. Uma das coisas que eles mais invejam em nós é a nossa capacidade de superar as adversidades e sermos acima de tudo um povo alegre, que acredita sempre que por mais que não esteja 100% a vida vai melhorar. Não é à toa o número de suicídios que ocorreu devido a crise que a Europa enfrentou. Sinto que houve uma inversão, um deslocamento da visão agora que o PT está no governo. Não defendo nenhum partido. O que exponho é o que observo que está acontecendo e ao meu modo de ver, e sem a menor pretensão de convencer ninguém. Não é interessante se enxergar o quanto avançamos. O mais oportuno é fomentar no povo a indignação cega, o protesto e revolta por tudo, sem se ter respaldo e tampouco se procurar saber qual é a realidade. Saúde, Educação, Segurança; me digam quando foi que prestou? Aí, agora, que vivo uma realidade de facilidade de acesso à um curso superior, os IFs retomando sua qualidade que antes do furacão FHC era referência vou achar que a coisa tá pior? Eu não acho que seja questão de achar e sim questão de reconhecer o que conseguimos de bom. Ainda falta muita coisa, mas isso não é de hj e a causa dessa falta independe de PT no poder ou não porque o buraco é bem mais embaixo. A causa está na CORRUPÇÃO. E essa, não é invenção do PT. É um câncer que criou metástase e veio se alastrando. E o diagnóstico é bem antigo. Foram vários os discursos entusiasmados que Bezerra de Menezes, deputado do RJ proferiu como político atuante, dentre os quais destacam-se os seguintes trechos:




" (...) Peço licença à Câmara para dizer ao país o que julgo do seu estado e da sua administração (1867).

(...) A pátria está principalmente em perigo quando princípios tão perniciosos, como esses que apontei, se insinuam por todo o corpo social; pois eles corrompe-lhe o sangue, gangrenam-lhe todo o organismo, tiram-lhe toda a força de coesão necessária para resistir à exploração produzida pelo choque de interesses sórdidos que tais princípios promovem com ampla generosidade.

Sessão de 4/6/1867, p.43.

(...) Sinto ser obrigado a dizê-lo, mas eu devo toda a verdade ao meu país: a sociedade brasileira está gravemente doente, as extremidades já estão frias e o coração não tarda.

(...) Ninguém levantará censura contra o deputado que, aflito pelo estado desgraçado de sua pátria, levantar um brado consciencioso contra a descrença que mata, a corrupção que apodrece a incredulidade que perde a alma da nação.

(...) Será caos o retrato fiel que fiz do estado do país? Mas se a descrição que fiz, copiada do original, é um caos, não sou eu quem deva ser censurado por ter sido retratista tão fiel; quem deve ser censurado é o autor do original que copiei." A diferença é que hoje, estamos sabendo o que antes nunca imaginaríamos que teríamos acesso. Isso sim nós estamos tendo graças ao PT também. Independentemente de se ter corrupção no PT, ela já existia antes, quando o PT chegou já estava assim aí agora a culpa é do PT? Não entendo porque tanta indignação por algo que já sabíamos que existia. Ao meu ver, é papo de quem percebe que sua vaquinha leiteira está dando o último suspiro pois o PT está prestes a empurra-la ribanceira abaixo. E mais uma vez parte da população está sendo usada como linha de frente nessa artilharia e nem se dá conta que os que não querem perder a vaquinha fomentam essa indignação adolescente de rebeldes sem causa pra fazerem barulho enquanto tentam salvar a danada da vaquinha. Temos que nos livrar de uma vez por toda desse complexo de vira-lata pois o mesmo só tem servido pra uma coisa: enquanto os vira-latas ladram a caravana vai tentando livrar sua vaquinha da morte eminente. Mas ♫eu acredito é na rapaziada que segue em frente e segura o rojão♫