quinta-feira, 15 de maio de 2014

Artista Completão?

O Domingão do Faustão encerrou nesse domingo o quadro chamado Artista Completão. Tratou-se de uma competição entre atores e atrizes que tiveram que mostrar versatilidade e muito talento cantando, dançando e interpretando em uma única apresentação. O elenco foi composto pelos seguintes globais: Rodrigo Andrade, Ailton Graça, Jonatas Faro, Juliana Alves, Luciana Paes e Suzana Pires. O julgamento era feito por um júri rotativo formado por cantores, apresentadores, dançarinos e pelo público de casa através de votação via telefone ou no site da emissora.
Ao assistir as apresentações fiquei a me questionar acerca do que vem a ser um artista completão e se além de conquistar pontos de audiência existiria por parte da emissora outra intensão por trás.
Independentemente da intensão o que o público pode presenciar a cada domingo foi um esforço sobre-humano dos concorrentes para desempenharem uma boa performance em vertentes da arte nas quais não demonstraram a menor aptidão.
Foi angustiante observar o constrangimento, o desconforto estampado no rosto de cada um que se apresentava.
Se a Globo quis mostrar que seus artistas não deixam nada a desejar aos atores e atrizes dos musicais da Broadway o tiro saiu pela culatra. Presenciamos a cada domingo um festival de desafinadas, respirações ofegantes, cenários bizarros, coreografias e enredos cênicos desarticulados do conteúdo musical. Não é minha intensão desmerecer nenhum dos participantes, pelo contrário, até porque tivemos a oportunidade de apreciar esses mesmos artistas em trabalhos de teatro e atuando na tv de forma brilhante.
A Globo, para exaltação midiática de uns expôs ao ridículo os outros participantes. Ou será que é coincidência o fato do ganhador do programa em 2007 ter participado do elenco da versão brasileira do Hairspray (musical da Broadway)?
Em se tratando de seres humanos é sabido que não existe esse que possa ser considerado completo. Cada um tem determinadas aptidões, capacidades que os diferem aos montes uns dos outros. Quando pensamos em artista essa variação de talentos em gênero e em qualidade toma uma proporção imensa.
E se dermos um microfone ao Antônio Fagundes e pedirmos para ele cantar a música Detalhes e seu desempenho musical for um fiasco poderemos assim dizer que o mesmo não é um "Artista Completão?"
Então fica a dica preciosa para o telespectador, o quadro Artista Completão do Domingão do Faustão acabou domingo passado.