sexta-feira, 23 de maio de 2014

Tá reclamando de que?

No dia em que começarmos a entender que a sociedade nada mais é do que o conjunto das individualidades, tendo como elo de junção as atitudes, as relações entre os indivíduos, deixaremos de ver o capitalismo e qualquer outra ideologia como vilã. Vejo pessoas falarem do sistema de uma maneira tão personificada... "O capitalismo nos oprime", "a culpa é do capitalismo" como se fosse o sistema alguém, algum deus e o indivíduo fosse o pobre coitado que nada pode fazer pois o monstro do capitalismo é o Todo Poderoso que dita as regras. Vivemos em um sistema capitalista, mas raciocinamos, ou se não o fazemos, temos capacidade para tal.
Então, tá reclamando de que?
Não somos coitados, teleguiados pelo sistema, a não ser que esqueçamos que somos seres pensantes. Existe um mecanismo de retroalimentação do sistema e nós não somos meros expectadores ou criaturas indefesas. Estamos dentro do processo, ou melhor, somos o processo. Alimentamos o capitalismo e somos alimentados por ele.
Então, tá reclamando de que?
A partir do momento que introjetamos certas "necessidades" que são típicas de um sistema capitalista, como por exemplo, descartar um celular e comprar outro porque o modelo que foi lançado supera o anterior é alimentar o sistema. Tenho certeza que o vendedor não colocou uma faca no seu pescoço para que você realizasse a compra. O que acontece é que você entrou no esquema. Você não pode ficar de fora do avanço tecnológico, afinal, o que seus amigos vão dizer quando te virem atendendo uma ligação naquele "tijolão ultrapassado"?
Então, tá reclamando de quê?
Observe o que você julga necessário para viver nesse mundo. Analise se são  necessidades suas ou se você não está perdendo sua capacidade de raciocinar e ser você mesmo e nem está se dando conta. Tudo nos é colocado de forma tão sutil que acredito que essa sutileza sedutora é o que tem feito muitos se acharem de fora do processo e terem o capitalismo como o Bicho Papão, a maior chaga dos dias atuais e não perceberem que são os maiores alimentadores do Bicho.
Nos tornamos outdoors ambulantes e somos felizes com nosso novo Eu Etiqueta pois estamos acompanhando a moda. Estamos correndo para comprar uma TV bem grandona, afinal a Copa do Mundo vem aí.
Então, tá reclamando de que?